terça-feira, 24 de novembro de 2009

Clima europeu

Quantas vezes você já parou o que estava fazendo ou até mesmo pensando, pra cair na real e ver que naquele exato momento você estava realizando um sonho? Pois bem, eu já passei por alguma situações parecidas. Algo do tipo “nossa, que bom que essa viagem deu certo, um sonho realizado!”, ou então “como é bom estar no final do curso, nem acredito!”. Tudo muito previsível e programado. Agora estar andando de bicicleta na rua, indo para aula, em um dia cinza, clima europeu, árvores secas, as folhas que eram amarelas no chão se decompondo, e você se tocar de que toda a situação pra você era um sonho, e que naquele momento essa vivência era rotina da sua vida, não tem preço.
Tudo bem que já não sei quantos dias que não vejo o sol. Não sei se é ele que está lá atrás das nuvens realmente, ou ironicamente uma lâmpada de 60w tentando iluminar alguma coisa na terra. Sim, porquê não pense que o inverno aqui tem alguma coisa a ver com o inverno no Brasil, especificamente no sul. Aqui a época é de chuvas, que pelo visto foram transferidas para o RS e SC, deixando o período chuvoso daqui sem chuvas. Pode ser que para alguns seja depressivo, mas para mim é charmoso. É somar todo estilo “Europa” de se viver, com o clima, com a vegetação, com as roupas que as pessoas vestem, e achar que tudo isso não passa de um filme nessa temática, como exemplo “O Amor Não Tira Férias”. Ótimo.
Entrando nesse clima nostálgico de “opa, estou na Europa”, nada melhor que ir a Veneza. A cidade mais charmosa e romântica que visitei na Itália até o momento. Por mais que eu tenha ido de vela do casal de amigos peruanos que vivem comigo. Risos.
Um dia nublado, frio, acordando as 4:45 da manhã para poder pegar o primeiro trem e aproveitar bem o dia, uma mochila nas costas com algum lanche, e a expectativa de conhecer a cidade que afunda a cada seqüência de chuvas que ocorrem. Foi sem dúvidas um ótimo dia. A companhia dos peruanos foi muito boa, as caminhadas pela cidade foram incríveis, e pra completar, o passeio de gôndola foi indescritível. Ser vela durante o passeio então, sem comentários. E a gôndola, que é um balança mas não cai, bá! Falta equilíbrio psicológico. Risos.
A cidade como todos já sabem é cara. Fico pensando quem se hospeda nos hotéis frente a canais maravilhosos. Fico pensando em quem se hospeda em qualquer hotel lá na verdade. Também não posso deixar de comentar do mau cheiro que por incrível que pareça não existe, da quantidade de “souvenirs” espalhados por lá, na beleza das tantas máscaras expostas nas vitrines,e do vuco vuco que é aquilo de tanto turista. Mesmo assim, não tem como não se apaixonar por Veneza. É demais, é única. Vale conferir alguns vídeos feitos pelo Luis, (o peruano que mora comigo), postados no YouTube. No mínimo engraçados. http://www.youtube.com/watch?v=uthKftrWRgQ, http://www.youtube.com/watch?v=91Hu4HgWQ6E, http://www.youtube.com/watch?v=nZFCLR1AwQI.
Falando em tempo nublado, frio, chuva, quero dividir com vocês como temos secado nossas roupas. Fácil e prático, o segredo é o aquecimento central do apartamento. Decoração pra que se você tem roupas úmidas para espalhar pelo ap, estendidos nos aquecedores? Risos. Tomou banho? Estende a toalha no aquecedor. Secou a louça? Estende a toalha no aquecedor. E assim vai. Em horas, tudo seco.
Bom, e as aulas como andam? Andam. Risos. Prefiro não comentar sobre a minha professora de restauro com labirintite. Ninguém me confirmou ainda que ela tem esse problema, mas também nem precisa. O que importa é que estamos fazendo um trabalho bacana, projeto de restauro de um mosteiro. E na aula de projeto vai tudo bem também. Estou aprendendo a utilizar materiais e técnicas construtivas de outra maneira. Super válido.
Enfim, o crescimento não pára. A satisfação e prazer em estar aqui então, só crescem. Momento único e sei que inesquecível. A cada dia gosto mais e mais. Será que volto futuramente? Antes isso tinha uma resposta concreta na minha cabeça. Hoje eu já não sei. Aqui também aprendi mais ainda a esperar. Esperar acontecer.

Beijos e abraços
Saudades


2 comentários:

  1. Saudades tb , piá!!!
    realmente, Veneza deve ser ALGO!!!ainda volto pra Itália...rs

    ResponderExcluir
  2. que diário lindo...
    cai aqui sem querer e adorei.
    parabéns!
    abraços, antonio

    ResponderExcluir