domingo, 4 de outubro de 2009

"LAR DOCE LAR"

Finalmente, vamos começar a falar de Itália. Falar do meu "novo lar", onde ficarei nos próximos quatro meses. Contemplo-os com uma linda foto, clima de outono, da rua do "meu" apartamento.
Então, saindo de Munique na Alemanha, vim para Mantova. Hoje faz 13 dias que estou aqui. Sim, já estou falando fluentemente italiano. Ok, mentira. Mas tenho praticado meu dialeto próprio, o “gaguejano”. Constitui em enquanto alguém fala com você em italiano, você ficar olhando para a pessoa com cara de árvore, e ao tentar responder, gaguejar o quanto puder. Tem que se dedicar para ter fluência. E a interpretação nas caras tem que ser muito boas, se não o real sentido se perde.
Enfim, como sabem , vim aqui para estudar um semestre de arquitetura, e ficarei em um apartamento com mais três pessoas. Dois peruanos e um ponto de interrogação. Sim, porquê antes era pra ser uma Polaca, a qual chegou, não gostou do apartamento, saiu, e nos deixou na mão. Agora procuramos um quarto componente. Estamos próximos da decisão, as ligações já vão ser encerradas, já são mais de 1 milhão de ligações para decidir quem será o novo BBB. “É com você Bial”.
Na minha primeira noite no apartamento, foi uma espécie de teste psicológico. Sim, porquê aqui estava eu, sozinho, sem enfeites, sem path Works da minha mãe espalhados por tudo que é lado, sem tapetes, sem televisão. Mas foi fácil. Acreditem. Com 4 camas, divididas em dois dormitórios, pude perder alguns minutos testando qual seria a melhor, e finalmente escolher a minha. Também escolhi o lado do guarda roupas, o lado da cômoda, os melhores cabides, o melhor travesseiro, e já fui mirabolando planos para os próximos dias. “Uhmmm, quando chegarem faremos uma faxina”. “Uhmmm, esse sofá ficaria melhor naquela parede”. E assim se pensou, assim se fez. Quanto a televisão? Não estou perdendo nada, posi tenho uma Internet de 8mb, muito boa. Já baixei vários filmes também. Alguns que estão no cinema, dentre eles os Normais 2. Tudo bem que a qualidade é de “Cam”, (quando alguém leva uma câmera para dentro do cinema e filme todo filme, com direito a pessoas passando na frente, ou risadas exageradas durante o filme). Também assisto alguns programas como CQC, TOMA LÁ DÁ CÁ; ouço as rádios daí, como minha favorita Pop Rock. E assim vai, estou me sentindo em casa. Falta um ou outro tapetinho, um path work, mas no mais está tudo legal.
Quando os peruanos chegaram, começou a ficar mais real. Comecei a pensar quando iria me irritar a primeira vez. Eles são muito calmos, e num primeiro momento, a guria não fazia umas caras agradáveis, já estava começando a contar até 1000. Graças a Deus aos poucos as coisas foram melhorando. Eles viram que eu sou engraçadinho, e descolado. Risos. Logicamente quiseram ser meus amigos. E agora estamos em sintonia, criamos uma rotina, e obviamente eu não poderia estar mais feliz, já que sou eu que coloco as regras. Aqui vale lembrar a parte de cima, “eles são muito calmos”.
Tirando as brincadeiras de lado, falando um pouco mais sério, realmente não achava que seria tão bom como está sendo. A cidade é simplesmente linda. Ela mistura a essência de cidade do interior, com uma vida urbana mais agitada, com bares, lojas de marcas famosas, e pessoas pra tudo que é lado. Isso tudo porque ainda não esfriou, porque quando esfria as pessoas tendem a sumir. Não vai ser difícil, porque em uma cidade com 49 mil habitantes, não precisa de muito espaço pra essa gente se esconder. Acredito também que isso não será um problema, já que comigo são 50 alunos estrangeiros, e festas nos apartamentos provavelmente irão bombar. Seja frio, ou calor. O que percebi esse final de semana, ao conhecer alguns dos futuros colegas, é que potencial para isso teremos. Fica no ar.
Já ia me esquecendo de comentar sobre o dono do apartamento. Luigi. Um senhor com uns 60 e poucos anos, que nos é muito atencioso. Começando pelo fato que quando chegamos na estação de trem, lá estava ele com uma bandeira do nosso país, nos esperando. Bem tri. Ele também te leva pra conhecer a cidade, a pé, mesmo que você não queira, e faça cara de que está feliz. Infelizmente eu estava podre e não pude entrar no clima do passeio, mas ele também nem percebeu. Acho que deve ser um desejo dele, trabalhar com turismo. Tudo bem, o passeio gerou ótimas fotos. Ele também me levou pra fazer toda documentação necessária para permanecer aqui, e depois me apresentou para a coordenadora de intercâmbio na faculdade. Super gente fina, ele.
E assim fomos nos habituando com a cidade. Conhecendo os super mercados mais baratos, aprendendo a apenas comprar coisas com lista, aprendendo a fazer listas inteligentes, e também estipulando cardápios a base de muita “pasta” para todos os dias da semana.
Se isso vai funcionar eu não sei, porque estudaremos durante o dia, quero só ver como vai ser pra vir da faculdade, cozinhar,limpar, e voltar pra aula a tarde. Ok.
A cada dia que passa tudo se torna mais legal. Achei que por ser uma cidade pequena, seria como estar no fim do mundo. Mas ao contrário disso, é muito bom estar aqui, é como se sentir em casa. Quando volto para o apartamento, da rua, já me sinto voltando pra casa. E literalmente já estou em casa. Já faço meu chimarrão, olho filmes, atirado no sofá, e assim vai. Hoje, andei de roller por duas horas. Tudo bem que os últimos 30 minutos foram mais pra eu me achar e encontrar uma rua asfaltada para conseguir voltar. Porque achei que conhecia tudo e mais um pouco, e não são todas ruas que estão asfaltadas, logo, acabei tendo que fazer outro caminho.
Amanhã finalmente começam as aulas, e eu finalmente saberei se vou me sentir bem, ou apavorado. Isso porque quero saber como serão essas aulas. Como será minha relação com o idioma. E na quinta feira, começo meu estágio. Mas pelo estágio já sinto algo, nervosismo. Quero só ver.
Também venho pensando qual será meu horário pra malhar, sei que a universidade nos oferece infra-estrutura para esporte, podendo fazer academia ou até mesmo esportes como rapel, hipismo, futebol, etc. Ah! E também tem, para alunos estrangeiros, em 2as, 4as e 6as, aulas de italiano durante duas horas. Depois disso tudo, fico pensando como e quando vou viajar novamente. Muita coisa na cabeça, melhor deixar acontecer. Isso aí, sem estresse, tudo está dando certo, e acontecendo perfeitamente.
Agora vou dormir porque amanha tenho aula. Saudades de todos.

Beijos e abraços

Um comentário:

  1. bah, q guria falcatrua essa polaca.
    Mas bem legal td q tu contou, qro ver qdo a minha hora chegar!! hehehehe
    ah, o gaguejano foi otimo tmb!!
    bjus

    ResponderExcluir