terça-feira, 10 de novembro de 2009

50%


Hoje faltam exatamente três meses para meu retorno ao Brasil. Sim, já estou na metade da viagem, e lembro como se fosse ontem minha chegada aqui. Minha primeira publicação para o blog, meus primeiros passeios, lembro como se fosse ontem, minha festa de despedida.
Não tem como negar que o tempo está voando e que a cada dia que passa eu fico mais acostumado à rotina que tenho aqui. Por exemplo, estou aqui escrevendo, ouvindo minhas músicas, pensando no que tenho pra fazer amanhã, nos trabalhos da faculdade, no final de semana que está por chegar, e assim vai. Incrível. Tem sido uma nova vida, novas rotinas, mesmo que por pouco tempo. Isso eu acho que tem me dado mais vontade em vivenciá-las, o pouco tempo que me resta.
Semana passada, que pra mim parece que foi hoje a tarde, fomos para Milão, apenas com um objetivo: ir à partida de futebol entre Real Madri e Milan. Tudo bem que demoramos para comprar e que ficamos praticamente na caixa d’água do estádio e quase precisamos de um binóculo, mas valeu muito a pena. O jogo não poderia ter sido diferente, foi um espetáculo. E fiquei realmente surpreso com as pessoas dentro do estádio. Achei que veria bagunça, brigas, sujeira. Mas foi tudo ao contrário. Lembrando que estávamos na parte ralé do estádio. Risos.
Semana passada também foi minha primeira apresentação de trabalhos. Na aula de italiano. O trabalho consistia em apresentarmos nosso país para o restante da turma. Foi tudo tranqüilo, e com muito prazer falei do meu Estado. Já, nessa semana, entreguei com meu grupo de projeto, a primeira parte do trabalho. Está tudo caminhando bem. E quase me esqueci de comentar, já comecei a falar italiano. Risos. Pouco, bem pouco, mas consigo me virar sozinho já.
Bom, pegando esses três meses que já se passaram, eu sou obrigado a fazer uma análise sobre minha pessoa, sobre o que eu modifiquei, sobre o que aprendi, entre outras coisas. Acreditem, continuo igual. Porém, mais maduro, eu acho. Estou feliz por perder horas pensando em como vou fazer para crescer profissionalmente quando voltar, ou como será morar em um apartamento com meu dálmata. Sim, eu quero e vou morar em um apartamento com meu dálmata. Ele vai curtir, certamente. Por falar no Baltazar, tenho conversado com ele pela web cam, e ele vai muito bem obrigado. Com muita saudade pelo que notei. Risos.
Continuando a análise. Não modifiquei meu jeito de ser, muito menos vou deixar de fazer festas por exemplo, porque estou super maduro e quero saber só de trabalhar e estudar. Fica dica pai e mãe. Risos. Até porque aqui qualquer motivo é motivo pra festa. Continuo feliz, e tive a sorte de encontrar pessoas ótimas aqui, que na mesma busca que eu acabaram encontrando um grupo de amigos muito especial do qual faço parte. Fazemos parte. Agora, dos vários roteiros que eu faria sozinho, ou eles fariam sozinhos, muitos serão todos juntos.
Não posso deixar de comentar que os italianos tem sido muito receptivos com a gente. O meu grupo de projeto é um exemplo. Conhecem os jogadores de futebol, as praias, as cidades, as comidas do Brasil até melhor que eu. Quero ver se motivo eles a irem me visitar, seria legal.
Bom, outra coisa que aprendi foi utilizar meias e cuecas brancas na seqüência, e depois meias e cuecas coloridas. Isso porque facilita na hora de lavar roupa. Aprendi também que quando você finge que não vê as traças no apartamento que você está, você também não encontra furos nas suas roupas. Aprendi que se lavar as camisetas e já deixar no varal secando no próprio cabide, elas já ficam mais fáceis para passar. E que lavar as panelas logo depois de usá-las é muito mais fácil pra remover a sujeira. Vida de Maria. Que nada, vida independente, prática e organizada.
Nesses meses que estou aqui, a maldita saudade tem sido um dos melhores sentimentos que eu tenho sentido. A ansiedade por voltar, como muitos falam que eu tenho, não é porque estou morrendo de saudade, ou porque não estou curtindo aqui como deveria, e sim porque a vontade de dividir todas as vivências e experiências, com meus melhores amigos e familiares é imensa. Pense você também, tem como não aproveitar viajando pra tudo que é canto, conhecendo gente nova a cada dia, fazendo o que gosto, agora também indo à academia, isso tudo somado à aulas e trabalhos?Risos. É, tem gente que não curte. Eu estou achando a melhor experiência da minha vida.
Enfim, esses três meses tem me tornado cada dia mais seguro de mim, do que eu devo ou não falar, de como falar, com quem falar, e assim por diante. Tenho me tornado mais paciente, graças a Deus. E já deixei de lado um pouco a ânsia por ter que deixar tudo sempre limpo e organizado, o que é uma pena, já que não tem quem vença a poeira da Itália. Um minuto de silêncio pra poeira da Itália. Ok. Sério, eu não vim aqui como escravo pra ficar varrendo ou passando pano no apartamento 24 horas por dia. A gente limpa a casa, e no dia seguinte, sem explicação, ela está suja de novo. Eu digo ok. Risos.
Nisso tudo também, pequenas coisas no Brasil passaram a ter muito mais valor agora. Como ficar em casa olhando televisão na sala, e meus pais lá no quarto deles. Tudo bem que eles estão lá e eu na sala. O que importa realmente é ter eles por perto.
É muito importante pra mim agora também ir no cinema. Quem me conhece sabe que eu gosto só um pouco de cinema, e todo ritual que se fazia de parar na fila, ficar conversando na fila, comprar os tickets, o refrigerante, a pipoca, parar em mais uma fila pra entrar na sala do cinema, ficar conversando, entrar, sentar, trocar de lugar, sentar, trocar de novo, sentar, conversar, falar mal de alguém, conversar, falar mal de alguém, olhar os trailers, conversar, marcar o próximo cinema, conversar, olhar o filme e conversar, e comer pipoca, e tomar refrigerante, e claro, conversar. Depois, sair do cinema, comer um xis talvez, dentro do carro, depois largar as caronas em casa, chegar em casa, olhar fantástico, falar no MSN, e assim vai. Que saudade disso. Serão semanas e semanas pra matá-la.
Enfim, valores super valorizados. Crescendo dia após dia. Então após ter feito uma ótima avaliação desses meses aqui, vou me dar um presente. Final de semana em Londres, com direito a festas e ótimos passeios. ANSIEDADE. Começo agora a viajar novamente, e praticamente todos meus finais de semana até minha chegada ao Brasil, serão ocupados por maravilhosos destinos.
É isso aí, saudades imensas de todos, de tudo. Beijos e abraços do felizão aqui!


2 comentários:

  1. Realmente, parece que tu vem tendo um crescimento pessoal enorme com essas tuas experiências :D Abraço meu brother

    ResponderExcluir
  2. nossa.. essa experiencia nao tem preço!
    crescimento é tudo!!

    que tu te divirta mmmmtoooooo em Londres!!

    Bjooo

    ResponderExcluir