domingo, 30 de agosto de 2009

ONDE FUI PARAR!


Planos mudam o tempo todo. Isso que parece não mudar na minha vida. Posso programar uma coisa, e na última hora decidir mudar de idéia, mas mudar para melhor é claro. Inconstante modo de ser Lucas.
Bom, como havia dito, na última sexta feira eu ia finalmente viajar para Mantova, na Itália. Mas, colocando algumas coisas no papel, somando aqui e ali, vendo as coisas lógicas que deveriam ser feitas, optei por ficar em Munique mais uns dias, e ir somente dia 22 de setembro pra lá. Que será quando meus companheiros de apartamento também chegarão. E até lá terei a difícil tarefa de viajar pela Europa de trem. Sim, serão 6 países, e mais ou menos 11 cidades. Zurique, Genebra, Barcelona, Sevilha, Madri, Lisboa, Porto, Paris, Bruxelas e Amsterdã. Itália ficou de fora porque afinal vou morar na Itália, então enquanto estiver lá vou visitando. Assim como Berlim e Frankfurt ficam pra quando eu vier novamente à Alemanha visitar minha madrinha. Há outros lugares também que gostaria de ir, como Ibiza, Londres, Dublin. Mas pra esses lugares esperaremos passagens aéreas baratas.
Voltando a esse final de semana. Sexta feira acabamos indo visitar uns castelos aqui perto, Linderhof (localizado próximo a Oberammergau) e Neuschwanstein (próximo a Fussen), ambos nas montanhas. Os dois castelos foram construídos, mesmo que não terminados por ele, pelo rei Ludwing II. Realmente magníficos, e uma pena ser proibido a fotografia interna das construções, para que vocês pudessem realmente entender do que falo. Se bem que se jogarem no google provavelmente verão muitas imagens. Bom, fica a dica.
No final desse dia, fomos para uma cidade chamada Seeg. Muito próxima a essa região.
Aqui vale abrir um parênteses. Conosco, foi uma amiga de minha madrinha, Melina. Uma senhora muito, mas muito querida mesmo, com seus 75 anos de idade, sempre disposta a fazer algum programa. Bom, aqui ela entra na história como peça fundamental para termos essa parte engraçada do final de semana. Sim, pois segundo ela, Seeg era uma aldeia muito pequena, com poucas casas, fácil fácil fácil de se achar. Ok.
Voltando então, fomos para Seeg, ficar em uma pensão. Os donos são amigos da Melina. “Melina, é aqui que temos que dobrar?” “Sim, pode dobrar...” E lá estávamos nós, frente a vacas, e mais estrada pela frente. “Melina, tem certeza?” “Não, é que na verdade eu nunca prestei atenção, eles sempre me buscaram na estação de trem, e eu nunca saia para passear...”
Gente, eu não queria mais nada, ria muito. Todos riamos na verdade. Bom, depois de passear pela aldeia pequena, que de pequena não tinha nada, resolvemos ligar. Graças a Deus o telefone tinha bateria, pois precisou de uns 20 minutos de dobra aqui, vira aqui, passa tal ponte, dobra depois de tal árvore, e assim por diante, para conseguimos encontrar a pensão.
A pensão era muito aconchegante, demais. Na frente, um horizonte magnífico (foto). Chegamos em torno das 21 horas, e as 22 horas estávamos apagados, após um dia muito cansativo.
No sábado acordamos, tomamos nosso café, e pelo meio dia fomos passear e conhecer algumas outras cidades. Uma delas chamada Kleinwalsertal, já na Áustria.
Que cidade linda! Pra quem gosta dos cenários criados em Gramado, ia ser uma cidade simplesmente perfeita. Porque pra completar, ao fundo, montanhas e montanhas, que ficam cobertas de neve no inverno. Logo, a cidade vive de turismo nessa época. Lá, as casas realmente precisam de determinada inclinação no telhado, assim como materiais e técnicas construtivas definidas para a construção também estão coerentes com o local. Enfim, paremos de criticar indiretamente nossa serra gaúcha.
No final de sábado voltamos a Munique, e agora estamos aqui, curtindo o sol, os parques, andando de bicicleta. Tudo ótimo. A espera do mochilão que se inicia na próxima quinta feira, naquela seqüência que disse ali em cima.
Boa semana a todos. Saudades.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PRAGA

(Tec tec tec tec) De volta a Munique, e já em clima de despedidas. Sim, depois de amanhã, vou definitivamente para Itália. Mantova. E lá começarei minha trajetória acadêmica 2009\02. Veremos.
Antes disso, (Tec tec tec tec) vou contar pra vocês como foi um pouco a viagem com G, que fiz a Praga.
Realmente, como todos falam, Praga é demais. É linda, é charmosa, é romântica, e além de nos deixar com dores no pescoço, afinal ficamos como ventiladores, girando a cabeça pra lá e pra cá de tanta coisa linda pra se ver, nos brinda com uma energia inexplicável que reorganiza nossos sentimentos. Impressionante. (Tec tec tec tec)
Bom, a cidade não é TÃO organizada urbanisticamente falando, quanto Munique. Assim como será difícil encontrar outra cidade organizada de maneira a ser comparada à cidade alemã. Mesmo assim, mesmo com carros andando atrás de trens, sob o mesmo trilho, ou simplesmente com semáforos que fecham rapidamente, ou então a barcos de passeio ou de carga que passam meio aos “pedalinhos” no rio Moldau, a cidade consegue se organizar e gerar um fluxo razoavelmente bom. As coisas andam, dentro do carro pode demorar um pouco, mas andam. Sugestão, se for a Praga, ande de trem ou faça tudo a pé. (Tec tec tec tec) Eu mesmo fiz isso. Lembro que o trem que falo, são os trens de menor porte, que circulam dentro da cidade.
A cidade vive do turismo, não para um minuto se quer. E meio a isso nos contempla uma variedade gastronômica enorme. Mas não se preocupe, se você comer muito, você caminhará muito. Então coma a vontade. Porque ótimas opções você terá. (Tec tec tec tec)
Por sinal, pensa em turismo, pensa em dinheiro. E isso foi algo que chamou minha atenção. Me senti brincando de banco imobiliário. Sim, porque em Praga eles têm a moeda local (coroa tcheca), e 1Euro equivale a mais ou menos uns 24kc. Uma coca cola custa 40ck. Ok. Hahahahah... Uma refeição pra duas pessoas gerava uma conta de 500 e poucos KC....bem engraçado isso. (Tec tec tec tec)
Agora você me diz. Praga é só prédio antigo, é velho. Não tem jovens, não tem festas. Olha, pra mim foi algo surpreendentemente bom estar lá. Praticamente aulas de história práticas, além de conhecer muitas culturas diferentes. Porque afinal uma cidade turística acolhe diferentes nações, diferentes costumes, é ótimo isso. Sem dizer que fui viajar triste, e voltei renovado. Estava morrendo de saudade do Brasil e dos amigos. Mas lá vi e conheci muita coisa legal, que abriu meus olhos para um mundo diferente que está recém começando a aparecer pra mim. Vou pensar com essa cabeça agora. E também, o tempo voa. Vamos aproveitar. (Tec tec tec tec). Quanto as pessoas jovens que não existem, mentira. Vi muita gurizada por lá. Claro que os idosos e os japoneses predominam sempre.
Gente do céu. Realmente japonês não enxerga a olho nu. E eles também não andam sozinhos, andam em grupo, pra assustar mais eu acho. Sempre tem uma guia com um equipamento super ultra inovador, onde todos os turistas (japoneses), ou estão com fones, ou com uma espécie de controle remoto ouvindo o que ela fala. Cena de filme. Ah! E eles só enxergam as belezas da cidade através da câmera digital. Chegam, batem a foto, viram as costas e se vão. Sempre na sombra também, pra não se queimarem. (Tec tec tec tec)
Já os idosos são bem queridões. Sempre prestando atenção, definitivamente decididos a enfrentarem filas e filas pra entrarem nos lugares. Por sinal, eles dominam as filas. Mas é isso ae.
Bom, Praga realmente é perfeita. Como toda cidade, tem seus defeitos. Mas vale muito a pena conhecer, fica na memória. A viagem que fiz também foi muito boa. Fomos de carro de Munique a Praga, o que deu em torno de 385km. Muito bom reparar na estrutura das estradas por aqui. Aulas práticas.
E sobre o Tec tec tec tec, não sei se devia contar. Devia deixar vocês conferirem ao vivo. Mas não os matarei de curiosidade. A cada sinaleira que você fica esperando abrir pra atravessar a rua, um barulho ensurdecedor (Tec tec tec tec) que meio que serve de cronômetro, entra na sua cabeça e nunca mais sai.
Agora vou ouvir uma música, quem sabe esqueço um pouco dos resquícios que Praga me deixou. Hahahahah
Saudades de todos.
Bjos e abraços

sábado, 22 de agosto de 2009

E assim vai indo....

Bom dia pessoal. Não podia deixar de atualizar aqui, para dar algumas notícias, antes da minha viajem a Praga. Sim, morram de inveja, amanhã estamos indo para República Tcheca. Finalmente conhecerei o prédio do Frank Gehry (http://dilarairmak.files.wordpress.com/2009/05/frank-1.jpg), que na verdade não me chama muito a atenção, mas como futuro arquiteto preciso ter uma opinião melhor formada. Veremos.
Bom, ontem fui para balada, SOZINHO, assim como também andei por Munique, (mêtros, semáforos, calçadas, pubs) tudo solito. Foi legal. Apesar de um pouco triste, por não estar bebâdo com meus amigos, ou rindo disso e daquele outro, procurando um lugar para sair.
A festa que acabei entrando foi bem legal, apesar de achar as pessoas um pouco estranhas. hahahahahah... Eles cantam empolgadamente músicas alemãs, remixadas, algo realmente íncrivel. Nunca me vi cantando Roberto Carlos, ou algo mais dentro do contexto, como Kid Abelha ou Paralamas em uma balada.
Não, não ouvi Maya, nem Beyonce, nem nenhum dos djs que tanto gosto. Acho que fui na disco errada talvez. hahahahah...
Detalhe: aqui não se paga pra entrar. Então fiz um tour bem bacana de entra e sai numa rua cheia de bares, pra no final escolher um.
De momento, minha temporada na Alemanha está acabando. Em setembro volto para a Oktoberfest. Mas isso será somente um final de semana. E depois não posso deixar de visitar Berlim coberta de neve.
Isso só no inverno, que aqui chega só em dezembro. RÁ. Ok, o frio vem BEM antes. hhahahahahha....
Mas a neve diz que é em Dezembro somente.
Deveríam estar gravando todas situações que eu passo. O mais legal é dizer "I DON'T SPEAK GERMAN". Um "firangi" estrangeiro pensam. E se surpreendem quando falo que sou do Brasil. Não sei porquê, deve ser a cor. Afinal, tudo que é afrodescendente, eles acham que são brasileiros.Ok.
De resto é tudo muito engraçado. Eu pergunto "What time is it?", e eles me respondem em alemão. "Oláaaa, eu falei em inglês, a resposta tem que ser em inglês...."
Bom. Por hoje é só, estou muito feliz por estar aqui. Mas num processo de aceitação com a distância da família e dos amigos. É ruim ir dormir, porquê fico pensando em todos vocês. É ruim acordar, porquê sonhei com vocês. Mas espero logo logo ter amigos.
Semana que vem estou indo pra Itália já, 2 dias depois que voltarmos de Praga. Lá já terão alguns "futuros colegas" da faculdade, que poderei a começar a criar uma relação de amizade.
Bjos e Abraços
Saudades de todos, AMO VCS!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Como tem sido

Bom, pra começar gostaria de dizer que a viagem foi tranqüila. Apesar de eu achar que as pessoas não valorizem uma turbulência como deveriam valorizar, foi tudo bem. O avião tremendo, sacudindo, e as pessoas continuando a conversar como se nada estivesse acontecendo. GENTE, esta rolando uma turbulência, cara de medinho aí por favor???
Sim, eu ficava com pavor.... E pela primeira vez caguei em um avião...caguei nas alturas...
Bom, cheguei aqui 10:30 horário local do dia 17. Sendo que com o horário de verão daqui, gera uma diferença de 5 horas a mais. Calculem...heheheheh
Vim pra casa da minha dinda, já analisando a cidade, MUNIQUE,na Alemanha pra quem não sabe onde fica. E fiquei realmente chocado com o trânsito bem organizado. Assim como fiquei surpreso em ver latões em frente a fazendas, com preços de plantas. Sim, as pessoas passam na AUTO ESTRADA resolvem parar pra colher uma flor, e depositam ali o valor correspondente....Ok
Assim funciona também para os jornais, que nas esquinas são empilhados, e você pode pegar, e depositar o valor numa caixinha ao lado. Ninguém supervisiona. As pessoas simplesmente fazem.
E tem mais, não só os carros, mas os pedestres também obedecem sinalização. MESMO NÃO VINDO CARRO. Ficam lá, paradinhas, esperando ficar verdinho pra atravessar a rua. Muito bem adestradas. Isso serve para as bicicletas.
Hoje a tarde fomos andar de bike por aqui, e fomos numa praça, onde conheci uma faculdade de educação física. Localizada e adaptada à aquele empreendimento construído para as olimpíadas de 1970, onde ocorreu um atentado terrorista. Quem não sabe, fica dica de filme: MUNIQUE.
Ah, e estou achando aqui tudo maravilhoso. Comidas diferentes, saudáveis. Super mercados só de cerveja, onde você recebe por devolver as garrafas. Assim como tem que pagar se não levar sua sacola de casa. E todo mundo leva uma de tecido, super sustentáveis.
Dia 18 fomos a um café da manhã típico da Bavária, com uns amigos Alemães da minha madrinha. Os quais eu achei bem antipáticos, afinal eles falavam inglês e não fizeram questão de falar comigo. Sem esquecer que chegamos no prédio, apertamos a campainha, eles nos atenderam. Ok. Subimos, batemos na porta, fomos entrando, e eles de costas, continuando a conversa deles, sem dar bola pra quem entrava. Realmente algo muito estranho.
O café então se resumia a cerveja, especial para aquele café, e uma salsichas brancas. Que por sinal são muito boas.
Depois, nesse mesmo dia, fomos a um parque aqui perto, onde está localizado um grande castelo. O parque Nymphenburg.
Nesse dia o calor ficou em torno dos 3ºc. Mas eu mau transpiro, muito seco. Quase que um sonho realizado.
A noite, fomos no show da Madonna. Serio, coitada, já viram alguma notícia sobre o suicídio dela? Porque depois do show daqui ela deve estar se sentindo a pior pop star do mundo e nunca mais vai fazer show. Tem alemão que assisti tudo SENTADO. Fala sério né...
Pior que isso, é ver a pista vazia. hahahahah
E onde tem espaço eles usam pra sentar... Outra coisa ótima, é que quando o show acaba, eles saem correndo rumo aos portões de saída, como se fossem operários numa 6a feira a tarde "caminhando correndo" em direção ao ponto.
Bom, depois que saímos do show, fomos numa festa que estava rolando na fabrica da BMW, (fica ao lado do estádio onde foi o show). Bem boa, com muita gente bonita. Com alguns cachorros também, afinal as pessoas que por ali passavam, resolveram entrar também. Hahahahaha....
No dia seguinte, dia 19, passei o dia no lago, pegando uma cor, só não sei onde ela foi parar...O que mais me chamou a atenção foi que esses alemães se trocam tudo ali, na sua frente, muito desinibidos. Depois vão para o carnaval no Brasil e não entendemos porque correm por aí pelados. A noite fomos em mais um “garten bier”, que não passa de um pub, ou um bar como esses do Brasil. Fomos a um que era Mexicano. Até as 20hs você pagava a metade do que pedia. Resumo, bebi uma caipirinha, e duas margaritas. E após fomos fazer uma passeio noturno. O que foi demais, ver a cidade a noite é muito diferente. Inclusive você enxerga coisas como no Brasil, mendigos, pessoas bêbadas dormindo na calçada. Mas aqui logo vem a policia e os tira da rua.
Ontem, dia 20, pedi a minha madrinha, que me deixasse dormindo mais. Pois realmente o organismo demora pra se acostumar, o que me implicou em uns ataques de bronquite bem fortes. Mas dormir até as 14hs da tarde me ajudou muito. Quando acordei comi algo, e a tardinha fomos para o centro, ver a cidade de dia. E no final da tarde, acabamos em mais um “garten bier”. No “garten englische”, maior parque verde do mundo. Lindo demais.
E hoje, acordamos mais cedo, e fomos passear novamente.
Descobri que em Munique se surfa também. Sim, se surfa. Hahahaha
Nesse “englische” parque onde nasce a corrente do lago, os caras surfam. É incrível, e engraçado. Nesse parque as pessoas são bem desinibidas também, e ficam completamente nuas, pegando seu sol.
Bom, até o momento é isso. Tem muita coisa legal, muita comida legal, e que não engorda, pelo menos éh o que me dizem...hahahahaha VOU ACREDITAR, afinal estou pedalando e caminhando pra tudo que é lado.
Em relação a arquitetura, está sendo uma aula prática a cada minuto. Incrível.
Não dêem ouvidos a quem fala que Europa você verá somente construções antigas. Contraposto a isso, a relação destas com as intervenções são muito bem projetadas. Os prédios antigos renovados, e adaptados às novas diretrizes e assim por diante, ganham uma cara nova, que torna a Europa em não “antiga”, e sim “contemporânea”. Isso ao meu ver.

Continuarei escrevendo.
Não esqueçam de me acompanhar nas fotos do PICASA (http://picasaweb.google.com/home?tab=mq) ou mesmo no Orkut.

Bjos e Abraços